Saúde Ocupacional

O objetivo da Saúde Ocupacional é proteger a saúde dos trabalhadores e promover seu bem-estar físico, mental e social. A Saúde Ocupacional ajuda a empresa a prevenir e controlar os acidentes de trabalho e as doenças, reduzindo os riscos aos quais o funcionários possa se expor.
Ao se deparar com um ambiente sadio e qualificado, o funcionário se sente mais motivado a produzir e não sofre interferências ambientais que possam atrapalhar seu desempenho. Além disso, a Saúde Ocupacional previne possíveis ações judiciais decorrentes de acidentes ou doenças no ambiente corporativo e é uma exigência do Ministério do Trabalho.
PCMSO
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é um conjunto de procedimentos adotados pela empresa com a intenção de prevenir ou diagnosticar precocemente problemas de saúde dos trabalhadores. Por meio do programa também é possível constatar se as doenças estão ligadas a situações do ambiente de trabalho.
Exames Clínicos
São realizados para constatar se o candidato a determinada vaga está em condições de exercer a função. Também são utilizados para avaliar se um funcionário, após um período de afastamento, está apto a retornar às atividades.
Exames Laboratoriais
São realizados a pedido do médico do trabalho para avaliar o grau de exposição a determinado produto químico ou agente agressor suspeito e, assim, identificar precocemente qualquer desvio que possa comprometer a saúde do trabalhado.

Segurança no Trabalho

A Segurança do Trabalho oferece um conjunto de medidas técnicas, médicas e educacionais visando à prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho, protegendo a integridade não somente física, mas psicológica do trabalhador.
Entre os riscos no trabalho estão as doenças causadas pela exposição contínua a agentes nocivos, que podem ser físicos (ruído, vibração), químicos (poeiras metálicas, gases) e biológicos (vírus, bactérias, fungos). Ainda há os riscos ergonômicos, como a postura, as tarefas repetitivas entre outras.
PPRA
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é o mapeamento dos riscos existentes no local de trabalho, visando à estabelecer uma metodologia de ação que reduza as chances de ocorrência de acidentes e doenças.
Laudo técnico de condições do ambiente de trabalho e de instalações elétricas e para-raios
Esse laudo técnico tem por objetivo listar as atividades dos funcionários e avaliar as condições a que estão expostos. Mencionará ainda as condições das instalações elétricas, por meio da qual será feito um plano de ação com as medidas corretivas e preventivas. Os para-raios também serão verificados para averiguar a sua eficácia. Isso será feito por meio da medição da resistência ôhmica das hastes.
Laudo de periculosidade
Esse laudo irá avaliar o índice de exposição do empregado a explosivos, inflamáveis, eletricidade e radiação ionizante. Assim, será possível apontar se o funcionário tem ou não direito ao recebimento de adicional de periculosidade.
Laudo de insalubridade
O laudo irá avaliar se os empregados têm direito ao recebimento do adicional de insalubridade devido a exposição a agentes físicos, químicos e biológicos, considerando os limites de tolerância e as proteções fornecidas pela empresa. Também é possível controlar os riscos e neutralizar a insalubridade, não havendo mais necessidade de pagamento do adicional.
Laudo químico
Este laudo avalia a quantidade de agentes químicos presentes nos locais de trabalho, baseados nos limites previsto na legislação de tolerância e exposição.
PPP
O formulário do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) contém as informações sobre o empregado, a atividade que exerce, o agente nocivo ao qual está exposto, a intensidade e concentração desse agente, exames médicos etc. Ele poderá ser utilizado no reconhecimento de aposentadoria especial ou em programa de reabilitação profissional.
SIPAT
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) é um evento realizado anual voltado à prevenção de doenças e acidentes de trabalho. A conscientização dos colaboradores pode se dar por meio de palestras, teatros, dinâmicas e, até mesmo, concursos. O objetivo é que seja criada uma cultura de prevenção no dia-a-dia do trabalhador.
LTCAT
O Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) é elaborado para documentar os agentes nocivos existentes e concluir se estes podem gerar insalubridade para os trabalhadores, diferentemente do PPRA, que visa à eliminar os riscos.

Treinamentos e Cursos

Os treinamentos e cursos oferecidos pela L&G Saúde Ocupacional levam ao cliente a segurança de ter dentro do ambiente de trabalho pessoas treinadas para realizar as primeiras ações necessárias para garantir a saúde aos trabalhadores.
Ensinar boas práticas e prevenção aos funcionários é essencial para manter o rendimento, a satisfação e a qualidade de vida dessas pessoas.
CIPA
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é formada por empregados da empresa e tem o objetivo de observar e relatar os riscos do ambiente de trabalho, solicitando medidas para reduzir esses riscos. A comissão também deve divulgar a importância de respeitar as normas de segurança, bem como promover práticas saudáveis entre os funcionários.
Brigada de incêndio
A L&G Saúde Ocupacional capacita os funcionários para atuarem na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros-socorros. O grupo ainda fica responsável pela inspeção dos equipamentos de combate a incêndio e das rotas de fuga.
Primeiros socorros
Esse cuidado imediato a alguém em risco de morte é o responsável por manter os sinais vitais da pessoa até que ela receba atendimento de emergência adequado. Os primeiros socorros podem evitar agravamentos e, até mesmo, salvar vidas.
Treinamento admissional
Esse treinamento inicial tem como objetivo proporcionar aos funcionários orientação sobre os riscos relacionados ao seu trabalho. Por meio deste treinamento, o empregado conhece as regras e os procedimentos que, quando aplicados, preservam sua saúde e integridade física.

Ginástica Laboral

O objetivo desta atividade é promover integração entre os colaboradores de uma empresa e melhorar as condições de trabalho conscientizando-os sobre a importância dos exercícios e das posturas laborais.
APLICADA POR
  • Educadores Físicos ou Fisioterapeutas
  • TEMPO DE AULA
  • De 10 a 15 minutos
  • ALGUNS BENEFÍCIOS
  • Aumento da flexibilidade, coordenação motora e força muscular;
  • Conscientização corporal;
  • Aumento da produtividade;
  • Integração e socialização entre os colaboradores;
  • Promoção da saúde e bem-estar.
  • Quick Massage

    Muito solicitada em Sipat, feiras, congressos, corridas e confraternizações, a Quick Massage é um estilo de massagem que não precisa de grandes espaços, não é necessário tirar roupas, não é necessário usar cremes ou óleos e é extremamente eficaz. Após uma sequencia de 15 minutos já é possível notar um excelente relaxamento físico e mental.
    Entre em contato e conheça nossa lista de itens personalizáveis para seu evento:
  • Cor de cadeira;
  • Perfil de profissional;
  • Tendas e espaços zen;
  • Decoração clássica, oriental ou personalizada.
  • Promoção da saúde e bem-estar.
  • Grupos de Corrida e Caminhada

    Neste Programa, oferecemos um leque de serviços diferenciados, atuando com uma equipe bem treinada, composta por profissionais que farão o controle de toda a estrutura necessária para a efetivação do PROGRAMA DE TREINAMENTO. Faz uso de ferramentas fundamentais para a manutenção do condicionamento físico e também do equilíbrio emocional, já que por meio de exercícios são minimizados os efeitos do estresse gerado pela pressão do trabalho e da rotina diária.
    Nosso principal objetivo é viabilizar aos funcionários da Empresa Contratante uma orientação precisa nos exercícios, proporcionando a realização de metas previamente estabelecidas.

    Essa orientação é feita através do sistema de planilhas de treinos e através dos nossos treinos práticos. A planilha será feita de acordo com a disponibilidade de cada aluno, respeitando dias, horários e locais para treinar, mas sempre, de acordo com o objetivo inicial, para que o mesmo possa ser realizado com sucesso.
    Nossa estrutura para o programa de treinamento de corrida inclui:
  • Estrutura com tendas e materiais;
  • Flexibilidade de local, data e horário de treino;
  • Professores qualificados;
  • Programa de Gestão em resultados;
  • Planilhas e acompanhamento individual;
  • Auxílio na participação de maratonas.